columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Sábado, 20 de Julho de 2024 às 10:52

ROMARIA DIOCESANA: 40 ANOS DE PEREGRINAÇÃO E DEVOÇÃO

Pe. Valter Lucato Campano Junior, Pároco da Catedral e Administrador da Cúria

thumbnail

 

A Romaria Diocesana de Jales comemora este ano um marco significativo: 40 anos de história. Ao longo dessas quatro décadas, a Romaria tem sido um testemunho vivo da fé e da devoção do povo de Jales e região. Desde o seu início, a Romaria Diocesana tem como objetivo celebrar a história da Diocese de Jales e fortalecer sua unidade. Realizada anualmente, ela promove a vivência da identidade da Diocese como "Igreja Particular", comprometida com a encarnação do Evangelho na sua realidade local, em comunhão com toda a Igreja Universal, e testemunhando a fé e devoção à Nossa Senhora da Assunção, nossa mãe e padroeira.

A inspiração inicial para esta grande festa diocesana surgiu com Dom Demétrio na celebração dos 25 anos de criação e instalação da Diocese de Jales, em seu Jubileu de Prata, no ano de 1985. Recordando a história da Diocese, foi reinstalado o cruzeiro, símbolo da fé e da fundação do município de Jales, sede de nossa Diocese, ao lado da Catedral. Naquele ano, todos desejavam ajudar a carregar o cruzeiro, que se tornou o elemento fundamental de unidade e o ponto de partida de uma belíssima tradição que mantém viva a nossa fé.

Em seus 40 anos de tradição e devoção, inúmeras graças foram alcançadas e preces atendidas, e muitos agradecimentos foram reconhecidos. Neste ano, queremos mais uma vez apresentar diante de Deus toda a nossa fé e devoção. São 40 anos de história contada por tantas pessoas que se dedicaram à preparação e participação. É nesta unidade diocesana que fortalecemos nossa confiança em Deus e crescemos em tudo em direção a Cristo, contando com intercessão de nossa mãe, a Senhora da Assunção.

A Romaria é um caminho que se renova e nos ajuda a reavivar a fé. Nos primeiros anos, o ponto concentração dos romeiros era o recinto de exposições de Jales. No entanto, com a chegada de Dom Reginaldo e a dedicação da Igreja Santo Expedito, a Romaria passou a ter como ponto de referência a nova igreja, dedicada ao padroeiro de Jales. A partir daí, a peregrinação segue em direção à Catedral, nossa casa mãe.

Na Catedral, casa da Mãe que acolhe seus filhos em peregrinação, os laços de filiação divina se entrelaçam em uma jornada espiritual única. Ali, na Praça na Catedral que testemunha anos de devoção, os corações se abrem em oração, unidos pela fé na proteção e intercessão da Nossa Senhora da Assunção. Cada passo rumo à Catedral é um passo em direção ao encontro com a Divina Providência, onde as preces se elevam como cânticos de gratidão e clamores de esperança. Nesse santuário de paz e acolhimento, os romeiros encontram não apenas abrigo terreno, mas a certeza de que estão em casa, junto à Mãe que sempre os guia para mais perto de Cristo.

A 40ª Romaria Diocesana deste ano celebra a unidade da diocese com o lema "Em Cristo, construímos amizade verdadeira". Esse lema está alinhado com a Campanha da Fraternidade deste ano, que nos convidou a refletir sobre a amizade social. A Romaria, portanto, não é apenas um evento de devoção religiosa, mas também um espaço de encontro e amizade entre os romeiros, fortalecendo laços de solidariedade e comunhão.

Neste ano especial, a Romaria reafirma seu compromisso de ser um caminho de fé e amizade social, reunindo pessoas de todas as idades e localidades em uma jornada espiritual que une e transforma. Que esta 40ª edição seja uma celebração de tudo o que foi construído ao longo desses anos e uma renovação da esperança e da fé para os anos vindouros.

imagem

Prefeito de Paranapuã Juninho Pinatto destaca habitação como prioridade em seu segundo mandato

thumbnail

O prefeito reeleito de Paranapuã, Juninho Pinatto, destacou o trabalho realizado e os projetos para os próximos quatro anos

Grandes espetáculos do 10º Festival Nacional de Teatro seguem até a sexta-feira, dia 18

thumbnail

Essa edição do Festival recebeu 434 inscrições, vindas de todos os Estados brasileiros e o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro selecionou todos os espetáculos que vieram e ainda virão para Jales, até o dia 18.