As famílias que costumam visitar os cemitérios da cidade para homenagear seus entes queridos no Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, poderá perceber algumas melhorias que a Prefeitura de Jales já está realizando no Cemitério Municipal da Consolação e no Cemitério Nossa Senhora da Paz, também chamado de “Cemitério Novo”.
Além da pintura na fachada do Cemitério da Consolação, a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, realizou a pintura completa do Velório Municipal e a limpeza dos canteiros, capinagem, varrição das ruas e recolhimento de lixo acumulado nas proximidades das sepulturas.
De acordo com o secretário de Governo, Reginaldo Viota, “as ações de manutenção são realizadas ao longo do ano, mas intensificadas no Dia de Finados. Vale ressaltar que os banheiros dos cemitérios foram readequados no ano passado, recebendo a acessibilidade necessária para todos os visitantes, inclusive portadores de necessidades especiais, para que todos possam visitar os túmulos de suas famílias. Os dois cemitérios também contam com bebedouro refrigerado”, frisou.
Vale ressaltar ainda que, de acordo com o Decreto nº 9.300, de 19 de Julho de 2022, o prazo para obras, reformas, pinturas e construções de jazigos e sepulturas, bem como o uso de lavadoras de alta pressão e mangueiras se encerraram no dia 28 de outubro, devido a celebração do Dia de Todos os Santos (01/11) e Finados (02/11). As limpezas e manutenções posteriores a essa data poderão ser feitas com a utilização de baldes e panos, devendo ser respeitado os limites de túmulos e sepulturas vizinhas, bem como a recolha de lixos e resíduos.
Os cemitérios ficam abertos todos os dias das 7h30 às 17h. Na véspera do Dia de Finados (01/11) o funcionamento será das 07h às 18h e no Dia de Finados (02/11) o horário de funcionamento é realizado das 6h às 18h30.
Prevenção à Dengue
O esforço para manter em dia a manutenção dos cemitérios municipais é uma ação conjunta que engloba também a secretaria de Saúde, que têm alertado a população sobre a importância de reforçar os cuidados contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya.
“Nosso alerta se deve à necessidade de redobrar as ações de prevenção nos cemitérios, considerados locais de risco para a proliferação do mosquito. É importante que a população redobre a atenção com os objetos que possam acumular água da chuva. Também solicitamos que a população evite flores artificiais, levem vasos furados para não acumular água, não utilizem pratinhos, retirem embalagens e celofanes das flores e preencham os vasos até a borda”, disse a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, sobre os cuidados a serem tomados. Vanessa informou que equipes da Prefeitura irão disponibilizar areia nas proximidades das entradas dos cemitérios para serem colocadas nos vasos.
Com informações da Secretaria de Comunicação.
Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br.