Sexta-Feira, 14 de Junho de 2024 às 15:03

Jales inicia Junho Violeta com ações de conscientização e combate à violência contra idosos

Em 2011, a ONU estabeleceu o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em 15 de junho.

thumbnail

Durante todo o mês de junho, acontece uma importante mobilização, chamada de Junho Violeta, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de alertar quanto à conscientização e combate a atos de violência contra as pessoas idosas. 

O assunto é de extrema importância e deve ser debatido com seriedade e responsabilidade. Nos seis primeiros meses de 2024, já foram registradas 74.620 denúncias de violência contra idosos no Brasil, razão pela qual o governo federal lançou a campanha de enfrentamento ao idadismo com o slogan “Respeito não tem prazo de validade”.

Em Jales, o tema é amplamente debatido através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS, CREAS, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Centro Dia do Idoso, grupos de convivência e debates, com atividades lúdicas e interativas.

O secretário de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, destaca a importância dessa mobilização: “Precisamos proteger nossos idosos e garantir que sejam tratados com respeito e dignidade. O Junho Violeta é uma oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa.”

No dia 7 de junho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CREAS, ofereceu uma capacitação sobre o tema para os Agentes Comunitários de Saúde, onde a Assistente Social Alini Bolonheze abordou todos os tipos de violência que um idoso pode sofrer, bem como os canais de denúncia, a forma de identificar a violência e a maneira correta de lidar com cada situação. “A capacitação é essencial para que os agentes saibam reconhecer e agir em casos de violência contra idosos. Nossa meta é criar uma rede de proteção eficaz para os idosos de Jales”, afirmou Alini Bolonheze.

Ainda no mês de junho, será realizada uma manhã de conscientização do tema no Centro Integrado e Esportivo de Valorização do Idoso - CIEVI, também com a Assistente Social do CREAS, Alini.

No dia 25 de junho, em parceria com a Escola Livre de Teatro, será feito o lançamento da peça teatral "Crônicas das Estações", às 19h, no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, aberto a toda população.

Cuidar de nossos idosos é cuidar de nossa história, é garantir dignidade e perpetuar as memórias. Diga NÃO à violência contra o idoso. Denuncie!

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Cinco escolas da Diretoria de Ensino de Jales ficam entra as 100 melhores do Estado de SP

thumbnail

O Dirigente Regional de Ensino de Jales, Geraldo Niza da Silva, atualizou as informações sobre os resultados das escolas estaduais da diretoria no Ideb de 2023.

2º Jantar Solidário em prol da AACAJ e Projeto Corpo e Mente será em setembro

thumbnail

Evento contará com união das entidades em prol da arrecadação de recursos para atender crianças e adolescentes